O papel das árvores urbanas

Foto por Johannes Plenio em Pexels.com

Nos últimos 50 anos, a maior parte da população brasileira saiu da zona rural e passou a ocupar as zonas urbanas. Com o crescimento desordenado das cidades, surgiram os problemas ambientais, dentre os quais podemos citar os desmatamentos, alterações climáticas, como aumento das temperaturas e mudança do regime de chuvas, poluição dos rios, do solo e do ar, dentre outros.

E sabe quem pode nos ajudar a resolver esses problemas? As árvores! Elas tem um papel muito relevante nos espaços urbanos pois bombeiam água do solo para a atmosfera, mantendo as temperaturas mais amenas e o clima mais úmido, o que pode ser sentido nitidamente por quem está abaixo de suas copas. Em áreas muito arborizadas, as árvores podem inclusive aumentar a quantidade e frequência das chuvas, contribuindo para a irrigação dos jardins e áreas agrícolas urbanas e periurbanas. Além disso, as árvores contribuem para a limpeza atmosférica, removendo o gás carbônico e produzindo oxigênio. Além disso, as árvores também contribuem para manter a fertilidade do solo e para a manutenção e aparecimento de nascentes e cursos de água.

Os benefícios das árvores para a qualidade de vida das nossas cidades não param por aí. As árvores fornecem sombra, abrigo e alimento para as pessoas, mas também para várias espécies de animais, servindo também de suporte para o crescimento de líquens, epífitas e cipós. Ou seja, a presença das árvores é essencial para aumentar a biodiversidade urbana e assim, controlar a população de vetores de doenças, como mosquitos, baratas e ratos.

Apesar destes e de tantos outros benefícios trazidos pelas árvores, elas continuam a ser removidas dos espaços urbanos, muitas vezes por razões tão banais como pelo fato de suas folhas sujarem o chão. Precisamos mudar o nosso olhar em favor da vida e de como podemos aprender com ela! Cada folha que cai no chão, é uma forma da árvore agradecer ao solo tudo que ele lhe deu de nutrientes. É dessa forma que as árvores mantém o solo fértil e capaz de gerar mais vida. Para mudar nossas percepções sobre a natureza, a Educação Ambiental tem um papel primordial e cada educador, seja pai, mãe, tia, avó, babá ou professor, é parte fundamental.

Para levar informações como essas para dentro das escolas, nós do Biofilia/UFPE desenvolvemos pesquisas para elaboração de material didático e formas de sensibilizar educadores e educandos. Para isso, contamos com sua preciosa contribuição. Se você é educador e tem ideias de como trabalhar o papel das árvores de forma interdisciplinar, bem como outros temas sobre educação ambiental, acesse nosso formulário (clique aqui) e participe! Com sua participação, você contribui para a construção de uma proposta pedagógica para que cada vez mais pessoas possam compreender e valorizar o papel das árvores em nossas vidas e em nossas cidades. Você também pode contribuir divulgando essa mensagem com outros profissionais da educação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: