Pesquisa

Nossas pesquisas visam contribuir para alavancar a transição para uma sociedade e uma educação mais humana e sustentável. Veja abaixo, alguns projetos sob a orientação da Profa. Cecília Costa.

Imagem de congerdesign por Pixabay
  1. Plano Pedagógico Multidisciplinar para a Gestão de Resíduos Sólidos na Escola (mestrado de Tatiana Giles, Profciamb/UFPE): Nosso intuito é que a gestão do ‘lixo’ escolar, possa se tornar mais um instrumento de aprendizagem para os estudantes e comunidade escolar, além de contribuir com a inserção dessa temática nas diversas disciplinas. Só com o engajamento das escolas na gestão de nossos resíduos, vamos conseguir consolidar uma sociedade com hábitos mais sustentáveis. Essa pesquisa ainda está em andamento. Se você é educador, conte-nos sua experiência e de sua escola. Para isso, basta clicar aqui.
  2. Serviços ecossistêmicos prestados pelas árvores nas paisagens urbanas: uma abordagem pedagógica multidisciplinar (mestrado de Ana Paula Lima de Santana, Profciamb): Nosso objetivo é construir um plano pedagógico que possa auxiliar os profissionais da educação a trabalharem a educação ambiental de forma aplicada e integrada com as diversas disciplinas. Essa pesquisa ainda está em andamento. Se você é educador, contribua para essa construção clicando aqui!
  3. Qualidade de vida dos professores (mestrado de Lívia Moraes, Profciamb): O objetivo dessa pesquisa foi desenvolver uma plataforma online para auxiliar na qualidade de vida dos professores da educação básica. Para isso, elaboramos um questionário para entender mais sobre essa realidade. Se você é professor, sinta-se convidado a respondê-lo (reserve entre 20 a 25 minutos). Com sua participação, você contribui para o aprimoramento dessa plataforma gratuita que poderá beneficiar muitas pessoas. Para visitar a versão atual da plataforma, clique aqui! Para participar dessa pesquisa, contando-nos de sua experiência enquanto educador, clique aqui.
  4. Rede pela transição (mestrado Ravi Rocha, Profciamb): O objetivo dessa pesquisa foi desenvolver uma plataforma destinada aos professores para facilitar a transição para uma educação mais vivencial e sustentável. Essa plataforma disponibiliza conteúdo didático, aulas, bem como formas de se implantar um sistema agroflorestal em sua escola ou bairro. Para visitar a plataforma, clique aqui!
  5. Educação vivenciada e sustentável a partir de sistemas agroflorestais (mestrado de Mariana Albuquerque, Profciamb): O objetivo dessa pesquisa é juntamente com professores de diversas áreas construir um material didático que possibilite à escola aplicar os conhecimentos adquiridos no ensino médio em um sistema agroflorestal que além de ser um laboratório vivo, ensina aos alunos a se engajarem na produção sustentável de alimentos saudáveis para nós e para a natureza. Para ter acesso as cartilhas, clique aqui.

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