Lixo na escola: o desafio e a pedagogia do século

Foto por Julia M Cameron em Pexels.com

Um dos maiores desafios da atualidade é garantir as condições para uma sociedade mais sustentável, capaz de suprir suas necessidades sem comprometer as necessidades das futuras gerações. Entre os entraves a serem enfrentados está a questão do gerenciamento dos resíduos sólidos. O aumento populacional, o consumo exagerado e o descarte inadequado dos resíduos gerados têm como consequência graves problemas ambientais e urbanísticos, comprometendo inclusive a saúde humana.

Embora o gerenciamento de nosso lixo não seja uma tarefa fácil, pois depende também de políticas públicas, é urgente que seja praticado e ampliado cada vez mais. Por isso é tão importante o engajamento das escolas nessa prática. Por isso, estamos desenvolvendo uma pesquisa que terá como produto final um Plano Multidisciplinar para a Gestão de Resíduos Sólidos nas Escolas. Esse material tem por objetivo potencializar o trabalho docente e envolvimento de toda a comunidade escolar, contribuir com a aprendizagem de forma multidisciplinar e melhorar a qualidade de vida da comunidade escolar e seu entorno.

Para isso, elaboramos um questionário para entender mais sobre a gestão dos resíduos sólidos na escola. Se você é um profissional da educação que atua ou atuou em alguma instituição de ensino, sinta-se convidado a respondê-lo (reserve entre 20 a 25 minutos). Com sua participação, você contribui para a construção dessa cartilha gratuita que poderá beneficiar você e outros profissionais, além de contribuir para a solução de um dos maiores desafios da humanidade. PARA PARTICIPAR DESSA PESQUISA, CLIQUE AQUI. Para chegarmos a mais profissionais da educação, por favor compartilhe com seus contatos.

Autoras: Tatiana Giles e Cecília Costa. Para saber mais, escreva para tatiana.giles@ufpe.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: